Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

O que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA)?

O ligamento cruzado anterior é uma estrutura que limita o movimento anormal da tíbia sobre o fémur. Tem também um papel importante na estabilidade nas rotações do joelho. A sua incompetência por lesão causa habitualmente uma sensação de  instabilidade, ou seja, uma sensação que o joelho está “desencaixado” ou “fora do sítio”.

O que causa uma lesão do LCA?

O que provoca uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior é habitualmente um mecanismo de torção/rotação sem contacto com outros  jogadores/praticantes. O mais habitual são movimentos de rotação ou mudança de direção com o pé fixo no solo, muito comum no futebol ou andebol, mas também no esqui, basquetebol, râguebi, entre outros.

Será que tenho uma lesão do LCA? E agora o que devo fazer?

Imediatamente após um entorse do joelho (torção) com lesão do LCA, existe habitualmente uma sensação de dor aguda e dificuldade em movimentar a articulação do joelho durante alguns dias ou semanas. Geralmente acompanha-se de derrame articular significativo (líquido dentro do joelho). No entanto, os sintomas são bastante variáveis, especialmente em situações mais prolongadas no tempo. O diagnóstico faz-se com base em exame clínico por especialista da área e exames de imagem como a Ressonância Magnética.

Todas as lesões do LCA precisam de cirurgia?

O tratamento mais comum após uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior é a reconstrução cirúrgica, designada de ligamentoplastia. No entanto, nem todos os doentes precisam de tratamento cirúrgico, dependendo da sua idade, nível de atividade física, das lesões associadas (nomeadamente dos meniscos) e dos próprios sintomas de cada pessoa. A nossa equipa defende uma abordagem individualizada, com base nas características e motivações de cada doente.

Em que consiste a cirurgia na rotura do LCA?

O tratamento cirúrgico consiste na remoção de um tendão e colocação do mesmo para reconstruir o ligamento lesionado. Existem várias opções que podem ser usadas na ligamentoplastia: tendões isquiotibiais (ou da “pata de ganso”); tendão rotuliano/patelar (geralmente designado osso-tendão-osso); tendão quadricipital. Este procedimento realiza-se por artroscopia, que consiste na realização de “furos” para aceder ao interior do joelho e visualização através de uma câmara. No entanto, a remoção do tendão (colheita do enxerto) carece necessariamente de uma cicatriz um pouco mais alargada, dependendo da escolha que for feita. A nossa filosofia de tratamento consiste em perceber as necessidades de cada doente, nomeadamente o seu nível de atividade física, a sua atividade profissional, o tipo de desporto que pratica, entre outros. A escolha do enxerto a utilizar é personalizada e de acordo com o que melhor se adequa a cada situação.

Vou poder voltar a praticar desporto após a cirurgia ao LCA?

O nosso objetivo de tratamento é devolver o doente à sua prática desportiva habitual. No entanto, este regresso à prática desportiva de alta intensidade demora sensivelmente 9 meses, dependendo da evolução. Além disso, poderá estar condicionado por lesões associadas (na cartilagem por exemplo). Nestas situações uma adaptação da prática desportiva pode ser uma necessidade.

Esclareça todas as questões sobre Lesão do Ligamento Cruzado Anterior​ connosco!

Conheça outras patologias do joelho